terça-feira, 22 de janeiro de 2013

“Presença da família é fundamental”

Idosos se divertem com a presença da comunidade

Quem nunca ouviu a afirmação de que o amor e o carinho são sentimentos que além de aproximar as pessoas, fazem um bem enorme tanto para quem oferece tanto para quem recebe?
É baseada neste princípio que a diretoria do Asilo Pio XII de Frutal tem a cada ano buscado conscientizar as pessoas sobre a importância de se aproximarem cada vez mais dos 55 idosos, entre homens e mulheres, que hoje vivem na instituição. 
Uma das maneiras de ajudar nesta aproximação entre interno e comunidade é a tradicional Semana do Idoso, que normalmente acontece no mês de Setembro.  
Mas segundo a coordenadora do Asilo, Eleni de Souza Ali Mere, só este evento não é suficiente. 
Quem também compartilha do mesmo pensamento é a administradora da entidade, Luiza Macedo Athaydes. Para ela, “é fundamental que as pessoas visitem os nossos idosos. Além de conhecer o trabalho que é desenvolvido, têm a chance de oferecer atenção e carinho àqueles que um dia tanto fizeram por alguém”, enfatiza. 
Para aqueles que desejam fazer este gesto de solidariedade, o Asilo Pio XII, fundado há mais de 50 anos pelo líder religioso Frei Gabriel, possui um horário específico para visitas: das 15h30 às 17h.  Período, que foi escolhido justamente para que o idoso e o visitante possam ficar à vontade. O Asilo funciona de segunda à sexta, na rua Pio XII, nº 427, no bairro Princesa Isabel, em frente à antiga Santa Casa. 

Zilma de Oliveira – Assessora de Comunicação voluntária do Asilo 



Asilo ganha aquecedores solares


Autoridades durante entrega dos aquecedores
Desde o final do ano passado, o Asilo Pio XII de Frutal está contando com um beneficio que aguardava havia um bom tempo. Por meio de emendas dos deputados estaduais Dalmo Ribeiro e José de Freitas Maia, diversos aparelhos de aquecedor solar foram doados à entidade. 
Para isso, estiveram no Asilo, representando o deputado Dalmo, o advogado criminalista Renato de Oliveira Furtado, representantes da Cemig e da diretoria da instituição. 
De acordo com Renato Furtado, o deputado Dalmo se sensibilizou com o trabalho assistencial do asilo e por isso, em companhia do outro parlamentar, Zé Maia, resolveu incluir uma emenda no Orçamento do Estado que permitiu a aquisição dos equipamentos. 
A Agente Comercial da Cemig em Frutal, Ivonete Silveira Oliveira, explica que o benefício diz respeito ao projeto chamado de “Energia Inteligente”, que é uma das ações da estatal que beneficiam instituições de longa permanência, como é o caso do Asilo Pio XII. “Estes aparelhos vão ajudar a entidade a economizar 70% de energia”, lembra Ivonete. 
Os recursos que deixarão de ser gastos com a conta de luz serão revertidos para a manutenção do Asilo, adianta o presidente Nilson Miguel de Resende. “Temos dificuldades em manter as despesas mensais. Quanto mais economia for feita, mais iremos ajudar no bem-estar dos nossos idosos”, destaca. 

Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Comunicação Voluntária do Asilo