quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Jovem realiza sonho de comemorar 15 anos no Asilo

A emoção e o sentimento de um sonho realizado marcaram a comemoração dos 15 anos da jovem frutalense Anna Paula Oliveira Luiz, no último dia 19.
Filha do casal Tida e Gisele, a adolescente escolheu o Asilo Pio XII para ser o local da festa que reuniu amigos da aniversariante, familiares, funcionários, diretores e idosos do Asilo.
Numa festa marcada pela organização, Anna Paula se emocionou em vários momentos do evento, especialmente no instante em que o idoso de 83 anos, o senhor Francisco, colocou o anel de aniversário na mão direita da jovem e também no momento em que a conduziu até o meio do salão na hora da tradicional valsa de debutante.
Anna Paula disse que a escolha pelo Asilo era um desejo que alimentava desde criança, já que desde pequena ela era levada pelos pais para conhecer o cotidiano da entidade. “Sempre tive um carinho muito grande por todos os idosos e esse dia ficará marcado para sempre na minha vida”.
Quem também se emocionou com a homenagem e pelo fato de ter sido o escolhido para dançar com Anna Paula foi o Sr. Francisco. Ele afirmou que ficou surpreso quando soube pela diretoria que iria dançar a valsa com a adolescente. “É muito importante para nós idosos que uma jovem de 15 anos lembre-se da gente como foi o meu caso e dançar com ela é uma lembrança que vou guardar com muito carinho”.
O pai de Anna Paula, o popular Tida, afirma não ter se surpreendido com a decisão da filha já que ela se mostrou desde cedo uma pessoa voltada para os princípios de amor e respeito ao próximo.
A diretora do Asilo Pio XII, Eleni de Souza Ali Mere, ao falar em nome de toda a equipe, revela ter ficado impressionada com a escolha de Anna Paula, elogiando esse tipo de iniciativa: “É impressionante que uma adolescente que poderia comemorar seus 15 anos ao lado de uma galera jovem tenha escolhido justamente uma entidade que lida com idosos. É sem dúvida, um exemplo a ser seguido”, finaliza.


Texto: Zilma de Oliveira (Assessora de Comunicação Voluntária do Asilo)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Asilo reforma ala feminina


Para dar melhor condições de vida aos 60 idosos, entre homens e mulheres, assistidos pelo Asilo Pio XII, há três meses teve início a reforma dos leitos da entidade. A verba destinada nessa obra foi conseguida por meio de doações e principalmente da tradicional Quermesse Frei Gabriel.
A direção do Asilo preocupada em manter bem os idosos, além da reforma, tem se preocupado com a qualidade de atendimento e estrutura não só do estabelecimento, mas da prestação de serviço a todos, em especial aqueles que moram lá, e que tem apenas o asilo como família.
Para a diretora executiva Eleni Ali Meri as doações são sempre bem vindas uma vez que o asilo tem seus gastos e em relação á reforma isso vem de certa forma a calhar com as necessidades de ampliar as instalações e melhorar cada vez mais os aposentos dos idosos, para que tenham conforto e que vivam com qualidade como se estivessem em suas próprias casas “muitas pessoas fazem doações e não querem serem identificados, vejo isso como um gesto de bondade por parte dessas pessoas, que reconhecem a necessidade de ajudar o próximo.”

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Histórico



A Assistência Social Pio XII, mantenedora do Asilo Pio XII e da Casa da Criança Santo Antônio de Pádua, foi criada pelo Frei Gabriel, no ano de 1959. No início atendia às pessoas carentes sem distinção de idade e aos poucos foi se tornando o que é hoje.O Asilo Pio XII é uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI), filantrópica,que atende a 60 idosos de ambos os sexos. A manutenção da instituição é realizada através de doações da comunidade, de eventos que a própria entidade desenvolve, de uma subvenção social mensal da Prefeitura de Frutal no valor aproximado a 12 mil reais e ainda da parceria com SERVAS através de programas específicos, além da aposentadoria de cada idoso, da qual 70% fica para a instituição e os outros 30% são para a despesa pessoal do idoso.
Os eventos realizados pelo Asilo Pio XII acontecem uma vez ao ano, sendo que em abril ocorre a Quermesse Frei Gabriel com renda revertida para o Asilo e Casa da Criança. Em maio, o Grupo de Voluntárias Frei Gabriel promove o Bazar Frei Gabriel cuja renda é aplicada ao longo do ano também nas duas entidades.
O mês de setembro é lembrado por toda a comunidade frutalense pela acontecimento da SEMANA DO IDOSO. No mês de novembro, no dia de Finados, o Asilo Pio XII mantém a tradicional Barraca de Flores na porta do Cemitério local.
Em meio a estes eventos ocorre a programação social, cultural e familiar da instituição nas quais são comemorados Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, aniversariantes do mês, atividades lúdicas, recreativas e de lazer.

Confira as fotos da galeria

sábado, 26 de setembro de 2009

Frei Gabriel - Um irmão de todos...

Antonio Marchi era seu nome de batismo, nasceu no dia 27 de fe­vereiro de 1907, na Itália. Aos 15 anos descobre sua vocação religio­sa e ingressa para um convento. Ao se tornar noviço passa a se chamar Frei Gabriel em homenagem ao Arcanjo São Ga­briel. Sua cora­gem e determina­ção foram fatores predominantes na luta em prol dos necessitados. Sua vida franciscana era dedicada aos menos favoreci­dos. Suas obras eram realizadas através de doa­ções feitas pela população.
Nesse aspec­to, Frei Gabriel, como era cari­nhosamente cha­mado por todos, ficou muito conhe­cido em Frutal e na região, ao fazer visitas a cavalo em propriedades rurais, em buscas de do­nativos e prendas que pudessem ser leiloadas a favor do Asilo. Começou a aí toda a história social da entidade e uma das mais tra­dicionais Quermes­ses realizadas anu­almente em Frutal. Com esse modo de vida que adotou até o final de sua exis­tência, Frei Gabriel além de poder aju­dar muitas pesso­as, se tornou sím­bolo e referência no amor ao pró­ximo e é lembra­do até hoje pelos seus feitos.
A morte do ca­puchinho italia­no ocorrida no dia 17 de abril de 1973 causou dor e consternação em toda a comu­nidade frutalense, especialmente da zona rural, onde o líder religioso conquistou admi­ração e respeito. Por decisão da Igreja Católica, os restos mortais de Frei Gabriel foram enterrados em Frutal e hoje estão na Capela de Nossa Senho­ra de Fátima, ao lado do Asilo Pio XII, entidade que ajudou a fundar.