sábado, 26 de setembro de 2009

Frei Gabriel - Um irmão de todos...

Antonio Marchi era seu nome de batismo, nasceu no dia 27 de fe­vereiro de 1907, na Itália. Aos 15 anos descobre sua vocação religio­sa e ingressa para um convento. Ao se tornar noviço passa a se chamar Frei Gabriel em homenagem ao Arcanjo São Ga­briel. Sua cora­gem e determina­ção foram fatores predominantes na luta em prol dos necessitados. Sua vida franciscana era dedicada aos menos favoreci­dos. Suas obras eram realizadas através de doa­ções feitas pela população.
Nesse aspec­to, Frei Gabriel, como era cari­nhosamente cha­mado por todos, ficou muito conhe­cido em Frutal e na região, ao fazer visitas a cavalo em propriedades rurais, em buscas de do­nativos e prendas que pudessem ser leiloadas a favor do Asilo. Começou a aí toda a história social da entidade e uma das mais tra­dicionais Quermes­ses realizadas anu­almente em Frutal. Com esse modo de vida que adotou até o final de sua exis­tência, Frei Gabriel além de poder aju­dar muitas pesso­as, se tornou sím­bolo e referência no amor ao pró­ximo e é lembra­do até hoje pelos seus feitos.
A morte do ca­puchinho italia­no ocorrida no dia 17 de abril de 1973 causou dor e consternação em toda a comu­nidade frutalense, especialmente da zona rural, onde o líder religioso conquistou admi­ração e respeito. Por decisão da Igreja Católica, os restos mortais de Frei Gabriel foram enterrados em Frutal e hoje estão na Capela de Nossa Senho­ra de Fátima, ao lado do Asilo Pio XII, entidade que ajudou a fundar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário